segunda-feira, maio 14

5° Noite da Lanterna


Alunos da Escola Santa Maria na Arqueologia

O Museu Sacaca possui um Planetário Móvel, onde são realizadas sessões de cúpulas, ou seja, os visitantes tem a oportunidade de observar as constelações do céu e entender como os astros e estrelas influenciam nosso cotidiano. Mas, há cinco anos, surgiu a necessidade de expandir esses conhecimentos, de tornar o planetário mais prático, de contextualizar o que é visto dentro dele com o que vemos fora. Foi nesse contexto que A Noite da Lanterna foi idealizada. O projeto atende alunos de escolas públicas estaduais, do quarto ano e que estejam estudando assuntos relacionados com meio ambiente e astronomia. Tudo é bem pensado e organizado, como declara uma das idealizadoras do projeto, Bethânia Lima, "Fazemos uma visita a escola para verificar o que os alunos estão estudando, conversamos com os professores e só depois escolhemos a escola que vai participar do evento". A Noite da Lanterna é repleta de atrações e atividades, em que os estudantes praticam aquilo que eles veem na escola. "É a oportunidade da criança aprender de maneira prática e lúdica", afirma Bethânia.
A Noite está sendo realizada com a Escola Estadual Santa Maria e este ano contará com o lançamento da revistinha Maywaka, o planetário inteligente. A revista traz em seu conteúdo informações sobre astronomia cultural, além de curiosidades e atividades divertidas sobre o céu e seus elementos. Em outros anos as crianças pernoitavam no Museu, mas devido a programação da Semana Nacional de Museus elas ficarão até às 21h. Agora a noite elas observarão o céu depois da sessão de cúpula e andarão pelo museu com suas lanternas. A aventura já começou! 

Bethânia Lima, arte-educadora

Revista Maywaka


Lembrete: Amanhã, as atividades iniciam às 10h30' para toda a comunidade. Não perca a chance de olhar a nossa programação ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário