quarta-feira, maio 16

Amassa amassadeira!

Dalva Afonso
Hoje o museu estava uma delícia. Açaí amassado na hora por dona Dalva Afonso do Igarapé do Lago. O fruto da juçara sangrou nos alguidás da casa ribeirinha. Tudo feito com muito amor e carinho, como revelou dona Dalva "Eu fico muito orgulhosa de mostrar aquilo que eu sei fazer e que aprendi com minha avó e minha mãe". 
Quem visitou o museu mais cedo teve a oportunidade de conversar com essa cabocla genuinamente amapaense e observar todo o processo de produção desse vinho. "Você tem que saber o ponto certo da água para não deixar ferver demais e aguar o açaí ou deixar travoso", explicou dona Dalva. Ela ainda trocou figurinhas com representantes de uma empresa de São Paulo que trabalha na produção de cremes de açaí, eles estavam no museu a passeio e encontraram dona Dalva amassando o fruto, "Em São Paulo o açaí não é assim, é muito fino, mas ele é uma verdadeira febre lá", comentou o visitante, "Nossa isso aqui é muito legal", completa.
Açaí peneirado e no alguidá
Crianças tomando o açaí feito na hora
 Crianças das escolas estaduais Josefa Jucileide e Predicanda Lopes, que participam do projeto Ação educativa em museu, realizado pelo Museu Sacaca, estiveram na exposição e acompanharam a produção de açaí. No fim, todos experimentaram o saboroso vinho.

Um comentário:

  1. O link do vídeo ta aqui: http://www.youtube.com/watch?v=jugtO07XlHE&feature=youtu.be

    ResponderExcluir