sexta-feira, maio 18

Fim de Tarde no Museu



O projeto “Fim de Tarde no Museu” é ligado à unidade de “Divulgação e Eventos Culturais” e está sob a responsabilidade de Nayara Cavalcante, Diretora da “Divisão de Exposição e Programação Visual”, e tem o apoio de Augusto Oliveira e Cássio Pontes. Tem como objetivos divulgar os espaços do Museu Sacaca, bem como a musica, a poesia, o teatro e a gastronomia do estado do Amapá e formar publico para o museu.

O projeto acontece todas as quintas-feiras. Teve inicio logo após a reabertura do Museu (em Fevereiro). O horário de inicio da programação são às 17:30hs, mas a musica inicia as 19h e vai até as 22h. Nayara explica que “toda a Quinta-Feira é convidado um cantor ou um grupo musical, um poeta ou um grupo de poesia. Esses artistas chegam ao museu, apresentam suas propostas e entram em nosso banco de dados. A partir deste cadastro, nós chamamos os grupos para se apresentar”.

A diretora explica ainda que, pra aglutinar o máximo de artistas, é feito um sistema de rodízio. “Sempre priorizamos aqueles que ainda não foram chamados. Ao todo, já se apresentaram na programação mais de 20 músicos e em torno de 40 artistas e a cada quinta nós contamos com um numero maior de pessoas. Haja vista que são poucos projetos nestes moldes que existem aqui no Estado”.

O projeto vem se consolidando e formando publico. As pessoas que querem participar podem vir ao museu não apenas pra prestigiar as apresentações, mas também pra conhecer a gastronomia local. No espaço encontramos o Quiosque do Açaí, da Cozinha Regional com Maniçoba, Vatapá e Tacacá. Também o Quiosque da Tapiocaria, que tem uma grande variedade de tapiocas e lanches e o Quiosque do Sorvete que são feitos de frutas regionais.

Dito e feito. Neste dia 17/05, pudemos confirmar tudo (e mais um pouco) do que é falado a respeito do projeto. As apresentações de Tatamirô e João Amorim não decepcionaram. Já estariam de bom tamanho, mas ainda teve a maravilhosa apresentação do grupo “Sanfona Cultural da Escola Walquiria Lima”, onde foi anunciado que o Professor Sanfoneiro, Antonio Oliveira, estava se aposentando e que o grupo estava fazendo a sua ultima apresentação oficial (uma pena).  A noite contou com canjas (que engrossaram e viraram uma feijoada) de artistas como Joãozinho Gomes, Patrícia Bastos, Ingride Sato e da dupla Cássio Pontes e Celine Guedes. Um momento impar, daqueles de lamentar aos que não estavam presente. Todo mundo curtiu dançando e dançou curtindo.

Aos que se interessaram pela proposta, basta chegar ao espaço do Museu Sacaca todas as quintas a partir das 19h. E se ainda não deu pra visualizar o que estou falando, ainda da pra dar uma espiada em um pequeno vídeo feito a partir da apresentação do grupo Sanfona Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário