segunda-feira, maio 14

Atividade da Gerencia de Circo Arte e Ludicidade

Oficina com crianças

A trupe Roda Ciranda, formada por Kelita Morena, Paulo Chaves e Jones Barsou atuam sob a coordenação geral de Fernando Chaves e coordenação pedagógica de Gisele Lair, iniciou suas atividades há 16 anos com um movimento que trabalhava brincadeiras, cantigas de roda e contação de histórias. Mais tarde, por entender que o circo faz parte do imaginário de todos, foi incorporada a atividade circense, tendo como o personagem principal o palhaço. Depois de um trabalho de pesquisa itinerante eles conseguiram montar uma proposta pedagógica de equilíbrio, coordenação motora, espaço temporal, lateralidade e acima de tudo companheirismo. Foi então que a diretora do museu, Monica Dias, conhecendo o trabalho, fez uma proposta ao grupo pra compor a equipe.

Hoje, integram o museu com uma proposta mais avançada. O objetivo é que o circo, através do museu, possa dialogar com outros segmentos e caminhar ao lado de outras culturas, onde ele possa, por exemplo, dar apoio aos portadores de necessidades especiais. É um projeto maior que pode, inclusive, gerar pesquisa. Sendo um museu um espaço onde as culturas se encontram o circo não poderia estar de fora, pois sua proposta pedagógica é, acima de tudo, uma proposta humanitária, pois nele se trabalha também o equilíbrio a confiança e a segurança.

Neste dia 14/05, o projeto recebeu cerca de 50 crianças onde puderam dialogar e falar do comprometimento do circo com o cotidiano. Como elas podem encontrar o equilíbrio, e como diz o coordenador do projeto, Fernando Chaves, “a criança só se equilibram no arame se ela encontrar o eixo de seu corpo e assim por diante. Então através do lúdico e do esforço feito para que a criança se solte e manifeste a sua verdadeira criança. O circo é um emaranhado de coisas”. Diz ainda que “nós somos um circo escola e não uma escola de circo”.

Uma boa noticia pra concluirmos. É que projeto, a partir de hoje, está entrando em atividades nas terças e quintas, onde farão um processo de seleção para que a comunidade possa fazer parte e aproveite. É importante que se possa chegar ao museu e conhecer melhor a proposta deste e de outros projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário