terça-feira, maio 15

Planetário Móvel Mayaka



Ontem, durante a realização da 5ª Noite da Lanterna, a equipe do planetário lançou a revista “Mayaka: O planetário inteligente”, uma revista educativa que fala da etnoastronomia de forma lúdica através de jogos, passa-tempos e piadas de teor científico. Em seguida, fizeram uma sessão de cúpula, onde foi explanado a respeito de algumas constelações que poderiam ser observadas a céu aberto. Na oportunidade, também foi exibido um filme produzido pela equipe do museu, que fala a respeito do clima de nosso Estado.

Na conclusão da sessão, foram entregues lanternas às crianças, que se dirigiram até o espaço de exposição a céu aberto. Lá, o professor de Física e Astronomia, José Nilson, conversou com os alunos sobre astronomia e demonstrou como se faz para observar o céu com um telescópio, quais constelações, galáxias ou planetas são possíveis ver com diferenstes tipos de telescópios. As crianças tiraram várias dúvidas, inclusive, sobre a diferença entre um telescópio e um binóculo. O contato com um profissional da área foi muito importante, pois não são todos os estudantes que tem acesso aos conhecimentos de astronomia.

Quem quiser saber um pouco mais sobre o Planetário é só entrar em contato com Cássio Renato que é o gerente de Etnociência e Divulgação Científica do Museu Sacaca, que inclui o projeto do Planetário Móvel Mayaka. O Planetário Mayaka funciona no espaço do museu aos sábados, a partir das 16h e também faz atendimento as escolas e comunidades que fazem o agendamento prévio solicitando o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário